Por Fabiano Peixoto
O governador do Estado do Espírito Santo, Renato Casagrande, visitará nesta sexta-feira (06) a Lagoa do Meio, popularmente conhecida como “Pinicão de Marataízes” ou “Pinicão de Tininho”. A área tem sido alvo de críticas devido ao atraso nas obras relacionadas ao esgoto, que ainda não foram concluídas 20 meses após a assinatura da ordem de serviço, ocorrida em 13 de janeiro de 2023.
O projeto inicial, realizado em parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Marataízes, contempla a execução de obras de drenagem, pavimentação, ciclovia, calçadas cidadãs, além de praças para urbanização e paisagismo no entorno da lagoa. O investimento total é de mais de R$ 55 milhões. Entretanto, a obra esbarra em questões relacionadas ao esgoto que continua sendo despejado na lagoa. Segundo especialistas, não basta apenas conectar à rede, ou concluir elevatórias sem execução de Estação de Tratamento de Esgoto inexistente, gerando insatisfação por falta de soluções adequadas ao longo das gestões do prefeito e do governador.
Esse impasse tem gerado frustração entre os munícipes, já que, ao longo dos últimos 10 anos, os investimentos na área de esgoto em Marataízes foram escassos, tanto por parte do governo estadual quanto da administração municipal, demonstrando total ausência de prioridade em investimentos essenciais para a saúde da população e desenvolvimento de qualquer cidade.
Agenda do Governador – Casagrande participará de uma série de compromissos no município nesta sexta-feira (06). Confira:
8h30: Visita às obras de revitalização da Lagoa do Meio e inauguração das Estações Elevatórias de Esgoto nos bairros Santa Teresa e Santa Rita.
9h30: Assinatura da Ordem de Serviço para a primeira etapa das obras de infraestrutura nas ruas do Cristal, das Pérolas, dos Brilhantes, Ágata, Diamante, Safira, Esmeralda e Topázio, no bairro Esplanada II. O evento será realizado na Rua Oditi Campos, bairro Esplanada II.

Crédito fotografia de capa: Reynaldo Monteiro