A Prefeitura de Marataízes realizou a primeira Ação Cidadã no município, com o objetivo de abordar e auxiliar as pessoas em situação de rua. Ao todo, foram abordadas 15 pessoas, que tiveram seus dados cadastrados e necessidades verificadas, como documentação, confecção de RG, alimentação, atendimento de saúde e apoio para aqueles que desejam retornar para suas cidades de origem. A equipe da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (Semasht) distribuiu marmitas e kits de higiene durante a ação.
A operação contou com o apoio das secretarias de Saúde, Serviços Urbanos e Defesa Social, incluindo a Guarda Civil Municipal (GCM), Defesa Civil e Guarda-Vidas. A Polícia Militar também prestou suporte, porém não foi necessária nenhuma intervenção durante as abordagens. O secretário de Assistência Social, Eduardo Bitencourt, destacou a importância da iniciativa e ressaltou que a Ação Cidadã será permanente em Marataízes.
A ação teve ampla cobertura da imprensa, garantindo transparência e visibilidade para o trabalho realizado. Novas atividades semelhantes estão previstas para o futuro, com o intuito de continuar assistindo e amparando a população em situação de rua no município de Marataízes.