Início Gravidez Ansiedade na gravidez. Veja Como combater!

Ansiedade na gravidez. Veja Como combater!

Crise de ansiedade em mulher grávida
Crises de ansiedade podem comprometer a gestação

Assim que o exame dá positivo, é impossível não sentir um turbilhão de emoções. Entretanto, é preciso saber como se livrar da ansiedade na gravidez para não ficar sobrecarregada. Você tem conseguido manter a tranquilidade?

Querer que o tempo passe logo e sentir curiosidade para ver o bebê é normal. O que não pode acontecer, porém, é passar mal e desenvolver hipertensão, por exemplo.

Para te ajudar a conter essa montanha-russa de sentimentos e ansiedades, reunimos algumas dicas a seguir. Confira!

Entenda os sintomas de ansiedade na gravidez

mulher grávida ansiosa
É comum se sentir sobrecarregada logo depois de confirmar a gravidez

Mulheres que sofrem com outros distúrbios emocionais podem ver os sintomas se estabilizarem durante a gravidez. Até mesmo a depressão tende a ficar menos intensa. Contudo, com a ansiedade, o caminho é contrário. O que acontece é que dificilmente os motivos que te deixam ansiosa são passíveis de serem controlados.

As mudanças hormonais enquanto você está grávida afetam o funcionamento do seu cérebro. E isso pode funcionar com um gatilho.

A gravidez é ainda um momento de muitas mudanças. Algumas pessoas sentem muito mais coisas do que estão acostumadas, com uma sensibilidade aguçada. Já outras ficam mais desconfortáveis, assustadas.

Os sintomas mais comuns de ansiedade em grávidas são:

  • sensação de nervosismo;
  • preocupação excessiva com coisas como a sua saúde e a do bebê sem motivo aparente;
  • dificuldade sem se concentrar;
  • irritação ou agitação;
  • musculatura tensa;
  • problemas para dormir.

Ocasionalmente, a ansiedade avança para níveis mais graves. Os casos de ataque de pânico, infelizmente, são comuns quando os sintomas não são contidos. No caso desses ataques, os sintomas são mais físicos, com incapacidade de respirar normalmente, por exemplo.

Nessa situação em especial, é indispensável buscar ajuda especializada imediatamente. Ainda que tenha fundo emocional, as dificuldades físicas podem refletir na saúde da criança.

Saiba quais são os fatores de risco para ansiedade na gravidez

Mulher grávida nervosa
É preciso tomar cuidado com o nervosismo e fazer o possível para se acalmar

Embora qualquer mulher possa desenvolver ansiedade na gravidez, há fatores de risco que precisam ser levadas em consideração. Ser uma pessoa naturalmente ansiosa é um importante ponto de partida para se ficar de olho.

Além disso, vala analisar itens como:

  • histórico de ansiedade e ataques de pânico na família;
  • histórico pessoal de ansiedade, ataques de pânico ou depressão;
  • trauma prévio;
  • uso de drogas legais e ilegais;
  • rotina estressante.

Para mães de primeira viagem ou que não tem um parceiro para dividir as responsabilidades, a pressão é ainda maior. Portanto, há primeiro que tentar diminuir os fatores que aumentam o estresse e não antecipar problemas.

Confira dicas de como se livrar da ansiedade na gravidez

mulher grávida fazendo yoga
A atividade física, desde que liberada pelo médico, contribui muito para a gestação

Não basta compreender que a ansiedade se estabeleceu, é preciso ter as ferramentas certas para combatê-la. E essas ferramentas não se limitam ao uso de medicação. Há inúmeras possibilidades. Veja!

Fale sobre as ansiedades

Se você está se sentindo muito ansiosa durante a gravidez, precisa contar para alguém. Seja com o pai da criança, sua mãe, sua vizinha, converse abertamente e não tenha medo de externar suas preocupações.

É comum que a mãe carregue suas dúvidas sozinhas, aumentando ainda mais a pressão. Por isso, quanto mais você compartilhar, melhor.

Converse com o médico sobre como se livrar da ansiedade na gravidez

Você também pode pedir ao ginecologista que te encaminhe para um psicólogo ou terapeuta. Essa ajuda especializada contribui muito para controlar os sintomas.

Caso o médico perceba que a ansiedade está num nível mais grave, ele poderá ainda encaminhar para o psiquiatra. Atualmente existem remédios para depressão e ansiedade liberados para grávidas que são seguros.

Mantenha um diário

Não, ninguém espera que você tenha um diário igual de adolescente. Na verdade, o objetivo é simplesmente tirar as ansiedades da sua mente. Por mais simples que pareça, simplesmente escrever os seus pensamentos já é bastante eficiente.

Quando você anota seus medos, é mais fácil perceber as situações de fora e entender o que é exagero, por exemplo.

Tenha uma válvula de escape

O que mais te relaxa? O que é capaz de te fazer esquecer de tudo? Há quem ame ir para a academia, por exemplo. E embora a atividade física precise respeitar algumas limitações, é uma ótima opção de válvula de escape.

Deixar sua energia fluir é indispensável para que as ansiedades não tomem conta do seu organismo.

Aumente a produção de serotonina

Uma boa forma de combater a ansiedade é aumentar a sensação de prazer. Produzir mais serotonina, por exemplo, é uma boa forma de controlar os sentimentos. E isso pode acontecer de diferentes maneiras.

É possível fazer acupuntura, aula de yoga, ter relações sexuais e mesmo fazer uma caminhada. Tudo vai fazer com que o corpo se sinta mais relaxado.

Invista em momentos de descanso

Você não precisa dar conta de tudo a todo momento. O descanso de uma mulher grávida precisa ser prioridade. As mudanças no corpo fazem com que tudo seja mais cansativo do que antes, por isso, a ansiedade pode surgir como uma forma de pedido para desacelerar.

Com a devida liberação médica, é interessante inclusive fazer viagens curtas. Será uma forma de aliviar a pressão e diminuir as crises.

Confira como se livrar da ansiedade na gravidez em alguns segundos

mulher grávida descansando
A respiração e o descanso ajudam a relaxar

Quando uma crise se instalar, existe um truque eficiente para grávidas controlarem a ansiedade. Na verdade, funciona com qualquer pessoa e depende simplesmente da respiração. Siga a sequência:

  • inspire o ar por 4 segundos;
  • segure o ar por 7 segundos;
  • solte o ar por 8 segundos;
  • repita por 2 minutos.

Embora seja super simples, essa técnica ajuda a estimular o sistema parassimpático, responsável pelas reações de calma. Na prática, isso significa uma diminuição rápida no estresse.

Convém dizer, porém, que se trata de uma solução temporária. Além de controlar a crise, é preciso também definir a raiz do problema e tratá-lo. Lembrando sempre que o bebê consegue sentir o emocional da mãe.

Saber como controlar a ansiedade da gravidez é importante tanto para o desenvolvimento do feto quanto para a tranquilidade da gestante. Felizmente, com alguns cuidados e busca por ajuda especializada, dá para amenizar os sintomas e ter uma gravidez agradável.

O que você achou dessas dicas? Tem alguma outra sugestão importante? Então aproveite para deixar seu comentário! Teremos o maior prazer em saber o que ajudou na sua gestação ou de algum conhecido!

- Advertisement -

Fique Conectado

16,985FansLike
2,458FollowersFollow
61,453SubscribersSubscribe

Leia Também

União Europeia nomeia oficialmente a China como fonte de desinformação sobre o coronavírus pela primeira vez

A Comissão Europeia nomeou oficialmente a China como fonte de desinformação sobre a pandemia de coronavírus. Em um comunicado de imprensa publicado em 10...

Irmã de Kim Jong-un ameaça Coreia do Sul com ação militar

A irmã do ditador norte-coreano Kim Jong Un emitiu uma ameaça militar contra a Coreia do Sul, prometendo retaliação não especificada sobre ativistas sul-coreanos...

Artigo: Os “neovândalos” e a nossa história

Vândalos são como hienas, atacam sempre em bandos. Era difícil combater vândalos antigos, e atualmente, mais difícil ainda combater os “neo-vândalos”. Eles entram em...

Artigo: Os “neovândalos” e a nossa história

Vândalos são como hienas, atacam sempre em bandos. Era difícil combater vândalos antigos, e atualmente, mais difícil ainda combater os “neo-vândalos”. Eles entram em...

Principal operador financeiro de Maduro, Alex Saab, é detido em Cabo Verde

Alex Nain Saab Moran, um empresário colombiano apontado pelas autoridades americanas de ser o principal operador financeiro do regime socialista de Nicolas Maduro na...

Fundação Bill & Melinda Gates financia ONG que comercializa pílula do aborto em todo o mundo

A Fundação Bill e Melinda Gates, um conhecido financiador de organizações pró-aborto, também está financiando uma organização internacional de “planejamento familiar” que distribui a...

Audiência de TV cristã aumenta em quarentena no Oriente Médio

A internet tem sido uma ferramenta essencial para propagação da mensagem de Cristo durante a quarentena. A emissora cristã SAT-7 recebeu sete vezes mais...

Casa de líder cristão pode ser demolida na Rússia por abrigar cultos domésticos

Por Portas Abertas Este mês, a Rússia celebra o final da União Soviética e a promulgação da Declaração de Soberania Estatal no país. O...

O que há em comum entre os protestos, a censura e a perseguição à direita?

Por Renato Giraldi O que há em comum entre os protestos, a censura e a perseguição à direita? Eventualmente, faz-se necessária uma visita aos...

Shoppings no Rio são multados e têm lojas fechadas pela prefeitura por conta de aglomerações

Em ação realizada nesta quinta-feira (11), primeiro dia de funcionamento dos shoppings no Rio, fiscais da prefeitura multaram o Norte Shopping, na Zona Norte...

Talvez te Interesse!

União Europeia nomeia oficialmente a China como fonte de desinformação sobre o coronavírus pela primeira vez

A Comissão Europeia nomeou oficialmente a China como fonte de desinformação sobre a pandemia de coronavírus. Em um comunicado de imprensa publicado em 10...

Irmã de Kim Jong-un ameaça Coreia do Sul com ação militar

A irmã do ditador norte-coreano Kim Jong Un emitiu uma ameaça militar contra a Coreia do Sul, prometendo retaliação não especificada sobre ativistas sul-coreanos...

Artigo: Os “neovândalos” e a nossa história

Vândalos são como hienas, atacam sempre em bandos. Era difícil combater vândalos antigos, e atualmente, mais difícil ainda combater os “neo-vândalos”. Eles entram em...

Artigo: Os “neovândalos” e a nossa história

Vândalos são como hienas, atacam sempre em bandos. Era difícil combater vândalos antigos, e atualmente, mais difícil ainda combater os “neo-vândalos”. Eles entram em...

Principal operador financeiro de Maduro, Alex Saab, é detido em Cabo Verde

Alex Nain Saab Moran, um empresário colombiano apontado pelas autoridades americanas de ser o principal operador financeiro do regime socialista de Nicolas Maduro na...