Caio Coppolla enquanto trabalha na Jovem Pan
Caio Coppolla enquanto trabalha na Jovem Pan

Você sabe quem é Caio Coppolla? Então vamos te falar quem é este jovem brilhante, ele tem sido considerado a ‘nova estrela’ quando se fala em conservadorismo no Brasil.

Caio Coppolla ficou conhecido por ter um canal no Youtube onde fala sobre conservadorismo, mas, principalmente, por participar do programa ‘Morning Show’ da rádio Jovem Pan, onde debate sobre politica com os convidados.

O comentarista criou ainda um blog onde disponibiliza notícias. Confira o Boletim Coppolla.

 

Quem é Caio Coppolla?

Como dito acima, Caio Coppolla estrela do conservadorismo se destacou nos últimos tempos por ser um ‘jovem conservador’.

Ele participava do programa Morning Show na rádio Jovem Pan e ganhou esse destaque na mídia justamente pelo alcance da rádio. Entretanto dentro do programa o comentarista já teve debates homéricos com Edgard Piccoli que comanda o programa matinal.

Entretanto há que diga que Coppolla já teria ficado maior que o programa Morning Show e seu brilho acabou fazendo com que a CNN Brasil o contratasse para sua equipe de jornalismo.

Caio Coppolla a nova estrela do conservadorismo

Caio também possuí um canal no Youtube que, no entanto atualmente, possui pouco mais de meio milhão de inscritos. Lá ele fala sobre conservadorismo, o que o conservadorismo ‘prega’ e também fala sobre política de uma forma geral.

Alguns pontos fizeram Caio se destacar no meio ‘político’, entre eles o primeiro ponto é a sua clareza ao falar.

Ele sempre fala de forma clara sobre suas ideias e o que defende trazendo uma linguagem ‘simples’ que facilita o entendimento até mesmo de pessoas que não tem muito conhecimento sobre politica ou ‘termos técnicos’ dentro dessa área.

Contudo isso permitiu a ele se ‘aproximar’ dos jovens devido a essa linguagem clara e direta que ele possuí, trazendo, até mesmo, pessoas que nunca tinham falado sobre política (ou mesmo, que se importavam sobre esse assunto) para ‘dentro’ da política.

Outro ponto é o fato de Caio ser jovem, pois tem apenas 30 anos, o que garante ele a proximidade com o público mais jovem (principalmente por seu canal no Youtube).

Essa ‘juventude’ de Caio permite que ele chegue com mais facilidade até esse público jovem.

Por outro lado também permite a ele trazer um novo ‘folego’ para o conservadorismo no Brasil, principalmente para os conservadores mais velhos.

 

O que é Conservadorismo

Agora que explicamos um pouco mais sobre quem é Caio Coppolla, considerado a nova estrela do conservadorismo. Vamos falar sobre o que ele ‘defende’.

O Conservadorismo é um movimento de direita que vai contra dois principais outros movimentos. O ‘Revolucionismo’ e o ‘Reacionismo’.

Pelas palavras do próprio Caio. O Revolucionismo (movimento ao qual o Socialismo ‘pertence’) é um movimento que ‘prega’ por romper com estruturas como:

  • Família;
  • Propriedade;
  • Religião.

Em troca do rompimento dessas 3 estruturas, uma utopia se formaria no futuro.

Já o Reacionismo (movimento ao qual o Nazismo ‘pertence’) busca de uma forma ‘intensa’, voltar a um ‘passado glorioso’ onde as coisas eram melhor (melhor de acordo com esse movimento).

O que Caio Coppolla defende?

Por sua vez o ‘conservador’ seria aquela pessoa ‘pé no chão’ e realista, que reconhece que o ser humano e a sociedade não é perfeita e busca formas de melhorar isso.

Portanto para isso o ‘conservador’ se baseia na ‘experiência humana’. O que isso significa?

Ele acredita que tudo que a humanidade já produziu é fruto das experiências vividas, seja para o lado bom ou ruim. Caio Coppolla a nova estrela do conservadorismo

Dessa forma o conservadorismo prega que as coisas boas sejam mantidas, enquanto que as coisas ruins sejam ‘melhoradas’. Tudo isso de forma pacifica e gradativa (não de maneira imediata, como o Revolucionismo e o Reacionismo pregam).

Em um de seus vídeos no Youtube, Caio apresenta uma forma ‘simplificada’ para que a pessoa entenda a diferença entre os ‘revolucionários’ e os ‘conservadores’.

Caio Coppolla a nova estrela do conservadorismo

No exemplo, ele fala sobre uma casa antiga.

O revolucionário não se importaria em tocar fogo nessa casa (mesmo com pessoas dentro dela) para que, depois, outras pessoas morassem naquele local em uma casa totalmente nova e com um design inovador (inovador na ‘cabeça’ do revolucionário).

Já o Conservador faria diferente. Ele manteria a casa de pé e também as pessoas que lá vivem.

Depois disso ele reformaria as partes ruins da casa, reforçaria as estruturas e manteria aquilo que estava bom.

Leia Também

Ou seja, o revolucionário gera mudança por meio da ruptura, destruição e violência, enquanto que o conservador preserva o que funciona e reforma o que não está. Isso de forma não violenta e gradativa, trazendo o mínimo de ‘estresse’ possível para todos.

 

Partidos conservadores

No Brasil, o primeiro partido considerado conservador foi o Prona, do deputado Enéas. O partido foi fundado em 1990.

Atualmente os partidos considerados conservadores, no Brasil, são:

  • Partido da República;
  • Partido Republicano Brasileiro;
  • Partido Social Cristão;
  • Democratas;
  • Partido Social Liberal;
  • Patriota.

Por sua vez, Caio Coppolla, mesmo sendo conservador, não está vinculado a nenhum partido politico.

 

Conservadores no Brasil

Os principais conservadores no Brasil (ou brasileiros) são:

  • Caio Coppolla;
  • José Osvaldo de Meira Penna;
  • Luiz Felipe Pondé;
  • Olavo de Carvalho;
  • João Mellão Neto;
  • Bruno Garschagen;
  • Percival Puggina;
  • Heitor de Paola;
  • Onyx Lorenzoni.

Veja o motivo de Caio Coppolla ter saído da Jovem Pan.

Gostou de saber mais sobre Caio Coppolla e o movimento conservador? Não esqueça de compartilhar em suas redes sociais.