Foto: Divulgação

Neste fim de semana, em Cachoeiro de Itapemirim, uma boa pedida para moradores e turistas são as festividades da cultura popular local, que serão promovidas, na cidade e no interior, por líderes reconhecidos, pela prefeitura, como patrimônios vivos do município, por meio da Lei Mestre João Inácio.

No sábado (20), a mestra Joanna D’Arc de Oliveira organizará, no bairro Rui Pinto Bandeira (rua Abel Cardoso Coelho, 42, fundos), o evento comemorativo dos oito anos de criação do grupo de bate-flecha Mártir São Sebastião, do qual é fundadora e diretora. A entrada é franca.

A programação terá início às 10h e incluirá, além de bate-flecha, apresentações de folia de reis, com o grupo Estrela do Luar, do mestre Cipriano Júnior, e de capoeira Angola, com o grupo Memorial ao Mestre Dendê, de Carlos Antônio da Cruz (mestre Baianinho). Também haverá almoço para visitantes, que será servido gratuitamente.

No domingo (21), o mestre Izaías Quirino, do grupo Charola de São Sebastião, realizará uma festa, também com entrada franca, em homenagem ao padroeiro de sua manifestação folclórico-religiosa. Será na sede do grupo, na localidade de Jacu, distrito de Burarama, das 6h às 18h.

Estarão presentes vários grupos de bate-flecha. Cada um deles chegará em jornada, conforme a tradição da dança dos caboclos flecheiros.

Circo da Cultura tem diversão para criançada

Outra opção de lazer, no domingo, é o Circo da Cultura, na Praça de Fátima (avenida Beira Rio, Centro). Pela manhã, entre 8h e meio-dia, o Palhaço Beleza vai animar a criançada com diversas brincadeiras.

A atividade ocorre no local por meio do projeto Domingo na Praça, da Secretaria de Cultura e Turismo de Cachoeiro (Semcult).

Centros culturais também são ótima opção

Centros culturais de Cachoeiro também são opções de programa para moradores e visitantes neste fim de semana. O Museu Ferroviário Domingos Lage (antiga estação), na Linha Vermelha, e a Casa dos Braga, na rua 25 de Março, funcionam, no sábado, das 9h às 15h. Já  Casa de Cultura Roberto Carlos, no bairro Recanto, fica aberta sábado e domingo, no mesmo horário.

Fonte:PMCI