imageA falta d’Água em Marataízes e Itapemirim já ultrapassou as 48 horas e moradores reclamam em redes sociais. Há relatos de que a espera já está chegando a 3 dias mas a grande maioria reclama desde sábado (30).

A maior parte das reclamações é de que a paralisação no fornecimento tenha feito com que as pessoas estão impedidas até mesmo de irem para a escola, pois não teria sido possível tomar banho.

Praticamente todos os bairros de Marataízes e Itapemirim foram atingidos e a grande maioria dos prejudicados são pobres, pois por terem caixas d’Água de pequena capacidade de armazenamento foram os primeiros a sofrer com a escassez.

O SAAE tem tido problemas no tratamento da água por conta das marés que levam água salgada até a bomba de captação, a presença do cloreto de sódio inviabiliza o tratamento e deixa a água salobra (salgada), a empresa tem captado até onde o limite máximo não é atingido. O SAAE sempre se destacou pela qualidade no tratamento da água e após uma longa estiagem se depara com outro desafio, as marés.

Uma solução, porém onerosa seria a mudança do local de captação de água, retirando a água a ser tratada de um ponto mais acima do rio, outos métodos também podem ser utilizados como a construção de grandes depósitos de água tratada para atender a demanda em horários em que a ETA (Estação de Tratamento de Água). Os municípios de Marataízes e Itapemirim devem se reunir com a direção do SAAE para discutir essa questão ainda essa semana, os investimentos para equacionar o problema são grandes e merecem atenção especial das autoridades.

Em meio a tanta reclamação empresa emite NOTA OFICIAL explicando motivos da falta d’água. Confira!

Problema da falta d’Água também é responsabilidade da população, os moradores de Marataízes e Itapemirim devem se conscientizar da importância da água em nossas vidas e evitar o desperdício. Banhos demorados e lavagem de carros com torneiras abertas devem ser evitados, em Marataízes existe uma lei que proíbe a lavagem de carros e calçadas com água potável, mas a falta de fiscalização não impede que moradores desobedeçam a regra.

O SAAE deve emitir uma NOTA ainda na parte da manhã com explicações sobre o longo período sem abastecimento.

Veja algumas reclamações feitas em nosso grupo Maratimba Open do Facebook.

 

4 COMMENTS

  1. Impressão minha ou tentaram jogar a culpa na população.
    Isso é característico de falta de planejamento e incompetência pura. Se a captação está dando problema há algum tempo já não era tempo de uma nova estação ou remanejamento. A arrecadação me parece suficiente para o investimento.
    Até agora não vi uma movimentação de político para tentativa de amenizar o problema.
    Três dias sem água é um absurdo completo, nem em localidades com seca dramática está passando por isso!
    Resumindo: INCOMPETÊNCIA PURA!

  2. Existem ETAS móveis, sobre balsas, para captar a água mais acima no rio. Valadares usou este processo antes que a Samarco destruísse o Rio Doce. Fica a sugestão, que é viável e resolve temporariamente o problema.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.