O governador Paulo Hartung (PMDB) finalmente deve anunciar nesta semana seu novo secretariado. Inicialmente, a dança das cadeiras era esperada para logo depois da eleição da nova Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales), mas a cirurgia de retirada de um tumor na bexiga do governador e a paralisação das atividades da política militar no Estado teriam atrasado o anúncio das mudanças. Rodney Miranda (DEM), a maior expectativa do mercado, deve ser alocado mesmo na Secretaria de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb), apesar de ter havido recentemente um movimento #VoltaRodney para a Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp).

Livre

Com a nomeação de Rodney para a Sedurb, João Coser (PT) finalmente ficará livre para se movimentar o quanto quiser rumo à sua reeleição como presidente do PT no Espírito Santo. Ele está licenciado do comando da sigla desde que aceitou ir para a equipe do governo e, por enquanto, tem sido substituído por Genivaldo Lievori (PT). Já era para Coser ter deixado a pasta há algum tempo, mas a pedido de Hartung extrapolou o prazo anterior.

Aliado de Amaro

Outro nome que é dado como certo no Palácio é o do vereador reeleito de Vitória, Max da Mata (PDT), na ocupação da Secretaria de Estado de Esportes e Lazer (Sesport), antes comandada pelo prefeito eleito de Linhares, Guerino Zanon (PMDB). Nos bastidores, comenta-se que a indicação tem dedo de Amaro Neto (SD), de quem Max esteve ao lado durante toda a campanha eleitoral.

Ex-prefeitos

Alguns ex-prefeitos também devem ser aproveitados pelo governador Paulo Hartung, ainda que não no primeiro escalão. Além de Carlos Casteglione (PT), ex-prefeito de Cachoeiro que pode assumir a Secretaria de Estado de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (Setades) – antes ocupada por Rodrigo Coelho (PDT) – há expectativa de que o prefeito de Venda Nova do Imigrante e atual presidente da Associação dos Municípios do Espírito Santo (Amunes), Dalton Perim (PMDB), seja aproveitado no Palácio Anchieta. Já Neucimar Fraga (PSD) pode ir para a pasta de Turismo.

Tour

Marcus Vicente (PP-ES) fez um verdadeiro tour pelos municípios montanhosos do Espírito Santo na última semana. O deputado federal cumpriu agenda com prefeitos, vereadores e outras lideranças em Muniz Freire, Laranja da Terra, Marechal Floriano e Afonso Cláudio.

Qualificando

Em tempo de reinvenção do serviço público, a Câmara Municipal de Aracruz iniciou um curso de capacitação para os assessores de gabinete. O presidente do Legislativo, Alcântaro Filho (REDE), participou das atividades.

Folha Vitória