Início Notícias Ilha do Gambá em Piúma recebe serviço de revitalização

Ilha do Gambá em Piúma recebe serviço de revitalização

"<yoastmark

A Ilha do Gambá em Piúma é um recanto natural que guarda uma vegetação preservada. O local é muito visitado por turistas que adoram a natureza. No entanto com o passar do tempo ela precisa receber cuidados.

A prefeitura de Piúma numa ação em conjunto com as Secretarias de Meio Ambiente, Obras e Serviços, Agricultura/Pesca, Cultura e Turismo, Esporte/Lazer. Decidiu realizar trabalhos de limpeza, poda/retirada de árvores caídas. Além de revitalização das trilhas na Ilha do Gambá.

O objetivo da operação é manter a preservação do local, porque a chegada do verão aumenta o número de pessoas que caminham pelas trilhas. Essa é mais uma iniciativa da administração de Piúma. A ação é para que os turistas se sintam mais a vontade nos pontos turísticos da cidade. Portanto vale a pena conferir como ficou a ação ambiental.

Além disso também foram colocadas 5 lixeiras para que a população descarte o lixo de maneira ambientalmente correta. Também foram refeitos os caminhos com mais de 40 escoras de eucalipto, tratado para corte, que foram instalados ao redor da ilha.

Portanto a prefeitura ressalta que é preciso que cada um faça a sua parte. O descarte consciente dos resíduos sólidos contribui para a preservação do Planeta e melhora a qualidade de vida de todos.

Visite a Ilha do Gambá em Piúma! Não sabe onde fica? Confira o local neste mapa e prepare sua rota agora mesmo. Piúma te espera de braços abertos.

Saiba mais sobre a Ilha do Gambá de Piúma

Se estiver em Piúma dê uma passada na Ilha do Gambá para curtir um belo visual da natureza.

Localizada bem na ponta esquerda da praia central, a Ilha do Gambá é uma área de preservação natural tombada pelo município e já não é mais uma ilha de verdade desde que houve um aterramento que a ligou à região central de Piúma, formando uma pequena península.

Aliás, como uma curiosidade, essa região central da cidade que é na verdade uma ilha, pois está cercada pelo Rio Novo, sendo ligada ao continente por duas pontes e uma pinguela.

Ilha com acesso livre

Na entrada da Ilha do Gambá, há um portal que indica a atração, mas nenhum portão. O acesso então é livre para veículos e pedestres.

A Ilha pode ser contornada a pé ou de carro percorrendo-se uma estrada de terra batida, e uma volta completa nela, partindo e chegando no portal, totaliza aproximadamente 2 Km de passeio.

A atração principal da Ilha do Gambá em Piúma certamente é o belo visual que se tem do Monte Aghá.

Mas além desse visual, a Ilha possibilita outras atividades. Começando pela oportunidade de se fazer uma corrida ou uma caminhada circundando a natureza do local. Logo no início, à direita se tem o início (ou o final, dependendo da referência =P) da praia central de Piúma. E do lado esquerdo está a Praia Doce, na foz do Rio Novo – acredito que ela não seja própria para banho, mas vale umas fotos.

Vista encantadora do Monte Aghá

Adentrando-se na estrada, à direita se vê alguns barquinhos de pescadores atracados, uma ótima oportunidade para fotos com o Monte Aghá no fundo.

Mais à frente, uma bifurcação. Siga pela direita e você chegará na Prainha, uma pequena faixa de areia bem em frente à Ilha do Meio. Se quiser ir até essa ilha, ali é o ponto em terra mais próximo.

No entanto mais adiante, a estrada começa a beirar as pedras. Essas pedras, voltadas para o oceano, oferecem um bom espaço para a pesca. Delas se tem o visual também da Ilha dos Cabritos, localizada logo atrás da Ilha do Meio.

Continuando a circundar as pedras, a estrada une-se novamente com o caminho inicial da Ilha do Gambá em Piúma.

Fica então a sugestão para curtir um pouco mais Piúma.

Maratimba.com com informações de Blog Destino ES

Leia Mais

Saiba mais sobre Piúma

Já que estamos falando sobre a Ilha do Gambá em Piúma, vamos explanar um pouco sobre a Cidade das Conchas.

Piúma é um município brasileiro no litoral sul do estado do Espírito Santo, Região Sudeste do país. Localiza-se a sul da capital do estado, distando desta cerca de 90 km. Ocupa uma área de 74,822 km², sendo que 2,9 km² estão em perímetro urbano, e sua população em 2018 era de 21 363 habitantes.

A sede tem uma temperatura média anual de 24,7 °C e na vegetação original do município predomina a Mata Atlântica, com presença de manguezais às margens dos cursos hidrográficos. Com 98% da população vivendo na zona urbana, a cidade contava, em 2009, com vinte estabelecimentos de saúde. O seu Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é de 0,727, classificado como alto.

Piúma e os índios goitacases

A área onde hoje está situado o município de Piúma era ocupada originalmente pelos índios goitacases. E começou a ser desbravada no século XIX.

Um povoado se formou devido às terras férteis e ao desenvolvimento da pesca e em 1883, foi criado o distrito, subordinado a Anchieta. Desmembrando-se em 1891. Em 1904, sua sede foi transferida para o até então distrito de Iconha. Adotando este nome, mas Piúma foi emancipada em 1963.

A cidade se desenvolveu principalmente à base da pesca. Atividade essa que continua a ser a principal fonte de renda municipal. No entanto aliada ao artesanato e ao turismo. Piúma reúne milhares de turistas na alta temporada, que vêm em busca de suas praias. Os turistas buscam também atrativos como o Monte Aghá e a culinária.

Aliada ao turismo está a produção artesanal, baseada em grande parte nas conchas coletadas no próprio município. A atividade gerou o apelido de “Cidade das Conchas”.

Eventos como o Carnaval de Piúma e a Festa de São Pedro também se fazem presentes como atrativos culturais.

História de Piúma

A área onde hoje está situado o município de Piúma era ocupada originalmente pelos índios goitacases. Eles habitavam todo o litoral do Espírito Santo.

No século XIX, observou-se a chegada dos primeiros desbravadores, que se afixaram no local devido à fertilidade das terras em seu interior, dando início a um povoamento mais tarde denominado Iconha.

Vieram italianos, que se ocupavam predominantemente na agropecuária e, após algum tempo, na exploração turística da orla; os libaneses, que se sustentavam a partir do comércio local; e os ingleses, que atuaram na pecuária.

As terras foram apossadas por coronéis, principais responsáveis pela ratificação dos indígenas e suas culturas.

Subordinação ao município de “Benevente”

Dado o desenvolvimento econômico e demográfico, pela lei provincial nº 14, de 4 de maio de 1883, o povoado foi elevado à categoria de freguesia, subordinada ao município de Benevente (atual Anchieta) e com o nome de Nossa Senhora da Conceição de Piúma.

Segundo a Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, o nome da freguesia foi uma homenagem à Nossa Senhora da Conceição Aparecida e “Piúma” é derivado do vocábulo tupi Pi’uma, que significa “pele negra”.

Em 2 de janeiro de 1891, foi criada a vila, desmembrando-se de Benevente com a denominação de Piúma, sendo constituída pelos distritos de Iconha e Piúma (sede) e se instalado a 19 de janeiro do mesmo ano.

Pelo decreto estadual nº 81, de 18 de novembro de 1904, a sede foi transferida para Iconha e o então município passou a ter a denominação do ex-distrito pela lei estadual nº 1.428, de 3 de julho de 1924.

Em 24 de dezembro de 1963, pela lei estadual nº 1.908, Piúma foi emancipada de Iconha, instalando-se em 6 de julho de 1964 e constituída pelo distrito de Aghá e pela sede municipal.

Pesca, turismo e artesanato em Piúma

Ao longo do século XX, a agricultura perdeu espaço na participação econômica municipal, que passou a ser baseada na pesca, no turismo e artesanato.

A área do município, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), é de 74,822 km², sendo que 2,9203 km² constituem a zona urbana. Situa-se a 20°50’16” de latitude sul e 40°43’19” de longitude oeste e está a uma distância de 89 quilômetros a sul da Vitória.

Faz limites com os municípios de Anchieta, a norte; Iconha, a oeste; Rio Novo do Sul, a sudoeste; e Itapemirim, a sul; além do Oceano Atlântico, a leste.

De acordo com a divisão regional vigente desde 2017, instituída pelo IBGE,[11] o município pertence às Regiões Geográficas Intermediária e Imediata de Vitória. Até então, com a vigência das divisões em microrregiões e mesorregiões, fazia parte da microrregião de Guarapari, que por sua vez estava incluída na mesorregião Central Espírito-Santense.

Relevo e meio ambiente

O relevo varia de semiplano a ondulado, tendo oito quilômetros de litoral, banhados pelo Oceano Atlântico.

No entanto apenas 3% do território municipal apresenta acima de 75% de declividade, com 50% da área total tendo menos de 8% de declividade e 45% da área apresentando de 8% a 75%.

Leia também!

  • Ilha do Gambá em Piúma

O ponto mais elevado é o Monte Aghá, situado na divisa com o município de Itapemirim, que chega aos 300 m.

Em 2011, 38,68% da área total apresentava terras quentes, acidentadas e de transição úmida-seca, 31,57% eram terras quentes, planas e de transição úmida-seca, 19,53% eram terras quentes, planas e secas e 10,42% eram terras quentes, planas e acidentadas.

A umidade do solo no entanto, sofre influência das marés. A cidade é constituída pelo Vale do Orobó e banhado pelos rios Novo e Iconha.

Área de proteção ambiental (APA) Guanandy

A vegetação predominante no município é a Mata Atlântica, com presença de manguezais às margens dos cursos hidrográficos. Contudo boa parte das áreas nativas, que cobrem cerca de 5% do território piumense, estavam presentes em ilhas ou em reservas ambientais. Onde podemos destacar o Parque Natural dos Puris.

Estes que tem 36,63 hectares de cobertura vegetal — e a área de proteção ambiental (APA) Guanandy. Área que conta com cerca de 10 mil hectares que abrangem os municípios de Piúma, Itapemirim e Marataízes.

As principais ilhas pertencentes a Piúma são a Ilha do Gambá, Ilha do Meio e Ilha dos Cabritos, todas consideradas como refúgios para aves e animais marinhos. Além da Ilha dos Franceses, que também abriga um farol construído em 1730 por franceses é alimentado por energia solar.

Um local de fácil acesso no entanto é a Ilha do Gambá em Piúma. Vale a pena visitar. O parque é aberto e no centro da cidade.

Entretanto desde o começo do século XXI a cidade vem sendo afetada pelo avanço do mar. Também pelas ressacas, que danificaram severamente as praias e avenidas costeiras. Ocasionalmente obras e reparos emergenciais precisam ser realizados.

Fonte: Wikipédia

- Advertisement -

Fique Conectado

16,985FansLike
2,458FollowersFollow
61,453SubscribersSubscribe

Leia Também

União Europeia nomeia oficialmente a China como fonte de desinformação sobre o coronavírus pela primeira vez

A Comissão Europeia nomeou oficialmente a China como fonte de desinformação sobre a pandemia de coronavírus. Em um comunicado de imprensa publicado em 10...

Irmã de Kim Jong-un ameaça Coreia do Sul com ação militar

A irmã do ditador norte-coreano Kim Jong Un emitiu uma ameaça militar contra a Coreia do Sul, prometendo retaliação não especificada sobre ativistas sul-coreanos...

Artigo: Os “neovândalos” e a nossa história

Vândalos são como hienas, atacam sempre em bandos. Era difícil combater vândalos antigos, e atualmente, mais difícil ainda combater os “neo-vândalos”. Eles entram em...

Artigo: Os “neovândalos” e a nossa história

Vândalos são como hienas, atacam sempre em bandos. Era difícil combater vândalos antigos, e atualmente, mais difícil ainda combater os “neo-vândalos”. Eles entram em...

Principal operador financeiro de Maduro, Alex Saab, é detido em Cabo Verde

Alex Nain Saab Moran, um empresário colombiano apontado pelas autoridades americanas de ser o principal operador financeiro do regime socialista de Nicolas Maduro na...

Fundação Bill & Melinda Gates financia ONG que comercializa pílula do aborto em todo o mundo

A Fundação Bill e Melinda Gates, um conhecido financiador de organizações pró-aborto, também está financiando uma organização internacional de “planejamento familiar” que distribui a...

Audiência de TV cristã aumenta em quarentena no Oriente Médio

A internet tem sido uma ferramenta essencial para propagação da mensagem de Cristo durante a quarentena. A emissora cristã SAT-7 recebeu sete vezes mais...

Casa de líder cristão pode ser demolida na Rússia por abrigar cultos domésticos

Por Portas Abertas Este mês, a Rússia celebra o final da União Soviética e a promulgação da Declaração de Soberania Estatal no país. O...

O que há em comum entre os protestos, a censura e a perseguição à direita?

Por Renato Giraldi O que há em comum entre os protestos, a censura e a perseguição à direita? Eventualmente, faz-se necessária uma visita aos...

Shoppings no Rio são multados e têm lojas fechadas pela prefeitura por conta de aglomerações

Em ação realizada nesta quinta-feira (11), primeiro dia de funcionamento dos shoppings no Rio, fiscais da prefeitura multaram o Norte Shopping, na Zona Norte...

Talvez te Interesse!

União Europeia nomeia oficialmente a China como fonte de desinformação sobre o coronavírus pela primeira vez

A Comissão Europeia nomeou oficialmente a China como fonte de desinformação sobre a pandemia de coronavírus. Em um comunicado de imprensa publicado em 10...

Irmã de Kim Jong-un ameaça Coreia do Sul com ação militar

A irmã do ditador norte-coreano Kim Jong Un emitiu uma ameaça militar contra a Coreia do Sul, prometendo retaliação não especificada sobre ativistas sul-coreanos...

Artigo: Os “neovândalos” e a nossa história

Vândalos são como hienas, atacam sempre em bandos. Era difícil combater vândalos antigos, e atualmente, mais difícil ainda combater os “neo-vândalos”. Eles entram em...

Artigo: Os “neovândalos” e a nossa história

Vândalos são como hienas, atacam sempre em bandos. Era difícil combater vândalos antigos, e atualmente, mais difícil ainda combater os “neo-vândalos”. Eles entram em...

Principal operador financeiro de Maduro, Alex Saab, é detido em Cabo Verde

Alex Nain Saab Moran, um empresário colombiano apontado pelas autoridades americanas de ser o principal operador financeiro do regime socialista de Nicolas Maduro na...