O Município de Marataízes, situado no litoral sul do Espírito Santo, foi um dos grandes vencedores do Prêmio Ecologia 2016. A cidade foi considerada a 2ª mais sustentável do estado. A premiação foi realizada na manhã desta quarta-feira (14), em uma solenidade no Palácio Anchieta, sede do Governo do Espírito Santo.

A Prefeitura de Marataízes, competiu na categoria Municípios Sustentáveis com o “Programa água é vida” da Secretaria de Meio Ambiente. “É uma imensa satisfação ficar em segundo lugar pois estamos iniciando esse trabalho de preservação e conscientização em Marataízes. Foram cadastrados todos os projetos que estão sendo desenvolvidos no Município durante o ano de 2016 e esse resultado mostra que seguimos pelo caminho certo” afirmou o Secretário de Meio Ambiente de Marataízes que foi com sua equipe receber o prêmio. “Nossa equipe é técnica, composta por profissionais capacitados e empenhados em todas as ações ambientais. Graças a eles estamos desenvolvendo projetos importantes e hoje recebemos esse prêmio” concluiu o Secretário.

Com o tema “Crise Hídrica: ações e soluções” o Prêmio Ecologia 2016 abordou um dos principais problemas enfrentados atualmente. Ao todo foram 460 participantes em oito categorias (pesquisa, educacional, inovação em soluções para a gestão da água em situações de escassez hídrica, fotografia, curtas ambientais, desenho, municípios sustentáveis e jornalismo) e nove subcategorias (ensino infantil, fundamental, médio, empresarial, experiência de sucesso, desenho de 06 a 08 anos, 09 a 11 anos, 12 a 14 e 15 a 18 anos). A missão do prêmio foi promover o reconhecimento e incentivo a pesquisas, projetos, atividades, obras e empreendimentos que se destacaram na área socioambiental capixaba, contribuindo para o desenvolvimento social, econômico e cultural do Espírito Santo.

Os primeiros colocados de cada categoria foram premiados com um notebook e os que ficaram em segundo lugar receberam um tablet. Já na categoria fotografia, os dois primeiros colocados foram presenteados com câmeras fotográficas. Além disso, o vencedor da subcategoria Experiência de Sucesso, recebeu um prêmio em dinheiro no valor de R$ 6 mil.

O Município de Marataízes também concorreu na categoria curtas ambientais e o projeto ficou em terceiro lugar. “Não teve premiação para o terceiro colocado, mas ainda assim foi muito bom ter o trabalho reconhecido” afirmou Diego Libardi.
O Prêmio é uma iniciativa da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama) em parceria com o Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) e a Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh), e conta com o apoio da Rede Vitória de Comunicação.

Após a solenidade no Palácio Anchieta, a equipe da SEMMA foi recebida pelo presidente da Assembleia Legislativa, Theodorico Ferraço que parabenizou Marataízes pela conquista.

 

FONTE: Prefeitura Municipal de Marataízes