flor de camomila
Calmantes naturais são eficientes contra ansiedade, nervosismo e insônia

O final do ano é uma época cheia de muitos compromissos e mesmo para quem está de férias, estresse. Calmantes naturais são uma ótima forma de controlar o nervosismo e aproveitar o período de descanso. Você toma algum?

É comum que um calmante natural seja subestimado. No entanto, se tomado da forma correta, se trata de um grande aliado contra sintomas de nervosismo, ansiedade e também insônia.

E é justamente sobre como controlar esses sintomas que vamos falar hoje. Confira!

Entenda porque calmantes naturais funcionam

mulher tranquila
Calmantes naturais são capazes de atuar contra sentimentos incômodos

Quando um médico indica um medicamento sintético, seu organismo responde a algo que não lhe é natural. Enquanto isso, os calmantes que vem da natureza contam com a vantagem de ter menos efeitos colaterais. Entretanto, isso não quer dizer que não tenham uma ação eficiente.

O que acontece é que muitas plantas possuem substâncias capazes de agir no organismo. A fama do maracujá como calmante natural, por exemplo, não é à toa. Contudo, é na sua folha que estão os flavonoides, alcaloides e saparinas. É por meio dessas substâncias que acontece uma reorganização dos neurotransmissores, levando à mais tranquilidade. Até mesmo a pressão arterial é beneficiada, assim como a respiração.

Na prática, isso significa que os calmantes naturais funcionam por contarem com ingredientes que atuam no organismo humano. O diferencial em relação aos sintéticos está na menor quantidade de efeitos colaterais negativos.

É preciso dizer ainda que esses efeitos têm sido cada vez mais comprovados pela ciência. Assim como seus riscos. Há plantas com alto grau de hepatotoxidade, podendo afetar o fígado negativamente. Por isso, é importante manter cautela e não tomar qualquer coisa e em grande quantidade.

Veja quais são os melhores 7 calmantes naturais que você pode tomar

Queridinhos há gerações, os chás estão no topo da lista de calmantes naturais. E não apenas pelo efeito das plantas que passam por infusão. Um estudo britânico apontou que o ritual de preparo de um chá, com a água esquentando, a sensação calorosa nas mãos, entre outros, já serve como um alívio.

As plantas com potencial calmante para ansiedade, nervosismo e insônia são muitas. A maioria pode ser tanto consumida como chá quanto manipulado. Veja os 7 mais populares e eficientes!

01. Passiflora

flor de passiflora
A fama do maracujá agir como calmante natural vem da passiflora

Já começamos a falar um pouco sobre a flor do maracujá, e ela não poderia ficar de fora. Sua composição natural atua como um sedativo leve, mas sem afetar a atividade elétrica do sistema nervoso central. Assim, seu efeito é apenas calmante, sem afetar o entendimento e a lucidez. E, mais importante, sem causar dependência.

02. Cava-cava

Também conhecida como Kawa kawa, essa planta já teve parte de sua ação comprovada. O que se sabe é que seu consumo regular atua no sistema límbico, você já ouviu falar? É nessa região que o cérebro controla as emoções, o que garante mais tranquilidade e calma na tomada de decisões. Também evita efeitos negativos no entendimento, contudo, precisa ser consumido por períodos pré-determinados. Em excesso, pode causar problemas hepáticos.

03. Valeriana

raiz de valeriana
A raiz de valeriana está presente em muitos calmantes naturais manipulados

Muito conhecida inclusive por ser vendida na forma de suplementos, é um dos calmantes naturais mais comuns. A raiz de valeriana tem uma atividade parecida com a da passiflora. Quando consumidas, as substâncias presentes na planta funcionam como bloqueadora de receptor de serotonina. Na prática, isso significa que o organismo deixa a serotonina — hormônio relacionado ao bem estar — presente por mais tempo. É quase como um fluoxetina natural.

04. Erva de São João

Essa planta também recebe o nome de hipérico e é usada para diferentes condições mentais. É eficiente tanto contra a depressão quanto contra a ansiedade, além de contribuir para regulação do sono. Bastante eficiente, exige cautela quando consumido junto com outros medicamentos. Leia a bula de anticoncepcionais, principalmente, para ver se não há alguma recomendação sobre a interação com a erva.

05. Camomila

xícara de chá de camomila
O chá de camomila é um dos calmantes naturais mais populares no Brasil

Outra planta muito conhecida, a Camomila entra na lista de chás mais eficientes para se acalmar e com poucos efeitos colaterais. Seus nutrientes agem no sistema nervoso central e funcionam como indutor do sono. Tem um efeito parecido com o da capim limão. Para muita gente, seu efeito calmante vai além das substâncias, pois lembram momentos da infância, quando a mãe preparava um chazinho no final da tarde. Essa sensação de segurança faz parte do efeito do calmante natural.

6. Melissa

Em outras regiões, essa planta é conhecida também como erva-cidreira. A planta possui óleos essenciais que diminuem a sensação de nervosismo, passando uma impressão de calma. É mais consumida na forma de chá, contudo, há também quem consuma como incenso ou ainda como óleo mesmo, pingando algumas gotinhas na nuca ou passando no corpo. É eficiente principalmente com bebês que precisam se acalmar.

7. Griffonia simplicifolia

sementes de griffonia
Certos calmantes naturais são mais difíceis de serem encontrados

Pouco encontrada em jardins e quintais caseiros, a Griffonia simplicifolia é uma fonte de 5HTP. Esse substância é uma precursora de serotonina. Na prática, ela estimula a produção de serotonina, contribuindo para melhor o apetite, o humor e também o sono. Sua desvantagem é que é mais difícil de ser encontrada em relação aos demais itens dessa lista de calmantes naturais.

Saiba que cuidados tomar ao consumir calmantes naturais

mulher bebendo chá calmante
É preciso não exagerar no uso de calmantes naturais

Antes de consumir qualquer calmante natural, tenha certeza de sua origem. Não é difícil confundir plantas, pois serem muito parecidas. Outra questão importante é avaliar o efeito no seu organismo. Ainda que tenha sido ótimo para o vizinho, uma planta é capaz de causar sonolência em você, por exemplo.

Também fique atento na quantidade e dose a ser consumida. Uma xícara de chá de camomila ao dia é suficiente. Já a erva-de-São-João é melhor ingerida em situações de crise, sem necessidade de um consumo regular.

Em resumo, calmantes naturais são aliados contra ansiedade, nervosismo e insônia, mas desde que tomados corretamente. É importante escolher as substâncias que já têm alguma comprovação científica e ficar atento aos efeitos para nunca ultrapassar a dosagem ideal. Lembrando sempre que você deve suspender o uso se sentir alguma consequência indesejada.

O que você achou da nossa lista? Conhece alguma outra substância calmante que faz efeito? Aproveite para deixar o seu comentário! Teremos o maior prazer em ouvir qual é a planta ou substância que funciona com você!