Início Gravidez O que fazer para se acalmar quando está grávida?

O que fazer para se acalmar quando está grávida?

barriga de grávida
É importante fazer de tudo para evitar o estresse

A gestação é uma das épocas mais bonitas da vida de uma mulher. No entanto, também pode ser extremamente estressante. Você sabe o que fazer para se acalmar quando está grávida ou deixa a tensão tomar conta?

É natural sentir alguma ansiedade na espera pelo bebê. Contudo, qualquer sentimento exagerado é prejudicial tanto para mãe quanto para o filho. Por isso, é essencial manter uma boa estratégia para aliviar os problemas.

E é justamente sobre como conseguir ter mais calma durante a gravidez que vamos falar agora. Confira!

Veja 7 estratégias para se acalmar quando está grávida 

É possível tomar alguns chás calmantes durante a gravidez. No entanto, como se trata de uma época mais sensível, há quem prefira soluções mais duradouras. Reunimos algumas das mais eficientes!

Respire conscientemente

A respiração está no topo da lista de meios de se acalmar quando está grávida. E para pessoas em geral, na verdade. O que acontece é que o ato de respirar conscientemente, em um ritmo mais demorado, leva mais oxigenação para o cérebro. Além disso, acontece um estímulo à região do cérebro conhecida como parassimpática.

Essa área é a responsável por fazer com que o organismo responda ao que está acontecendo com calma. Para gestantes, é um ansiolítico natural sem qualquer risco ao bebê e à saúde da mãe. Em situações de estresse intenso, por exemplo, vale ir para um lugar mais calmo e focar apenas na entrada e saída de ar dos pulmões.

Foque no bebê

grávida feliz
A partir dos três meses o bebê já consegue ouvir a mãe

Relaxar faz bem para você e para seu filho, então tente ao máximo tirar um tempo para si mesma. Antes de passar por situações estressantes, o ideal é conseguir reencontrar o próprio eixo. Essa tranquilidade prévia vai agir como calmante natural e contribuir para superar qualquer dificuldade.

Quando estiver vivendo algo difícil, mentalize o bebê que está por vir. Pense nos pézinhos, nas mãos, em como será prazeroso senti-lo em seus braços. A partir das 23 semanas, a criança já consegue ouvir sua voz, então vale também cantar e ler algum livrinho. É um jeito de se sentir mais positiva e esquecer o que está lhe afligindo. 

Faça atividade física

grávida ao ar livre
Caminhar pela natureza ajuda a acalmar quando está grávida

Durante muitos anos, infelizmente, era comum que gestantes sequer saíssem de casa. Agora, com a devida liberação médica, a atividade física é uma importante aliada. Para se acalmar quando está grávida, uma boa caminhada tem um poder de ação intenso.

A ciência já comprovou inclusive que o contato com a natureza é também eficiente para diminuir o estresse. Uma pesquisa da Universidade de Stanford comprovou que caminhar por áreas verdes afeta o funcionamento do córtex pré-frontal subgenual. Essa é a região que faz com que você fique remoendo problemas, em vez de superá-las. Portanto, a atividade física ao ar livre ajuda a liberar a mente dessas questões.

Seja realista

Você não sabe o quanto de trabalho seu bebê vai demandar quando nascer. É essencial, portanto, que você se mantenha realista. Não há como organizar tudo e esperar que o planejamento seja perfeito. Você vai passar por dificuldades e deve estar preparado, mas sem sofrer por antecedência.

Muitas das preocupações da gestação podem ser evitadas de forma simples. Aceitar que você não pode resolver tudo imediatamente é um importante ponto de partida.

Organize o orçamento

grávida com relógio
Evite correr contra o tempo e planeje seu orçamento com antecedência

Uma das dificuldades que mais tiram o sono durante a gravidez está no orçamento. Para se acalmar quando está grávida, é importante ter os gastos financeiros muito bem controlados. E isso significa enfrentar a questão de frente, sem ficar pensando se vai dar conta de tudo.

Sempre que possível, preveja seus gastos e coloque tudo no papel. Controlar as contas é uma forma de reduzir o estresse e evitar surpresas desagradáveis ao fim do mês ou da gestação.

Converse sobre os problemas

Se você tem condições de fazer terapia, sem dúvida, é mais fácil de manter a calma. Caso não seja possível, tente dividir sua carga emocional. Conversar com o parceiro, amigos ou familiares vai reduzir a angústia e o nervosismo.

Para situações de picos de estresse, como numa briga, por exemplo, evite ficar sozinha. Procure alguém que possa ajudar a controlar o temperamento sem passar o sentimento para o bebê.

Tenha uma válvula de escape

Qual é a coisa que mais te agrada no mundo? O que te faz sentir segura? Para se acalmar quando está grávida, é importante ter uma válvula de escape saudável. Muita gente, por exemplo, desconta na comida, mas é preciso evitar esse tipo de preenchimento de vazio.

Para quem ama artesanato, por exemplo, vale investir na produção de algum produto novo. Ou se adora assistir tevê, busque uma série que prenda sua atenção. Será uma forma de permitir que seu organismo dê uma reduzida no ritmo.

Durma bem

grávida descansando
Você precisa ouvir seu corpo e aprender a ter momentos de descanso

Escute o seu corpo. Se você estiver se sentindo exausta e nervosa, então dê uma pausa em tudo e tire uma soneca. Dormir é indispensável para a saúde mental de qualquer pessoa e ajuda a garantir uma gravidez saudável.

Para se acalmar quando está grávida, é interessante também manter uma rotina em que você dorme mais cedo e evita o despertador. A pressão de ter que sair da cama antes do que gostaria pode acarretar mais estresse. Organize-se de forma a ter uma manhã mais tranquila. 

Procure ajuda especializada

Conversar com o ginecologista é imprescindível. Esse diálogo vai permitir que você tenha um suporte adequado e entenda se seu nervosismo é normal ou esconde algo mais. Não tenha medo de abrir suas dúvidas e questões, essa relação de confiança faz muita diferença.

Existem remédios calmantes que estão liberados na gestação. Ao explicar como você tem se sentido, seu médico pode optar por prescrevê-los em uma dose saudável. Dessa forma, você vai conseguir reduzir o estresse de forma segura.

Mesmo com muitos estímulos por todos os lados, se acalmar quando está grávida não precisa ser um desafio. É possível criar uma atmosfera de tranquilidade e seguir com uma gestação menos estressante. Invista numa rotina adequada e seu nervosismo terá menos lugar em sua vida.

E então, você gostou dessas dicas? Tem mais alguma que funcionou com você? Aproveite para deixar um comentário com sua sugestão para outras gestantes! 

3 COMENTÁRIOS

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

- Advertisement -

Fique Conectado

16,985FansLike
2,458FollowersFollow
61,453SubscribersSubscribe

Leia Também

União Europeia nomeia oficialmente a China como fonte de desinformação sobre o coronavírus pela primeira vez

A Comissão Europeia nomeou oficialmente a China como fonte de desinformação sobre a pandemia de coronavírus. Em um comunicado de imprensa publicado em 10...

Irmã de Kim Jong-un ameaça Coreia do Sul com ação militar

A irmã do ditador norte-coreano Kim Jong Un emitiu uma ameaça militar contra a Coreia do Sul, prometendo retaliação não especificada sobre ativistas sul-coreanos...

Artigo: Os “neovândalos” e a nossa história

Vândalos são como hienas, atacam sempre em bandos. Era difícil combater vândalos antigos, e atualmente, mais difícil ainda combater os “neo-vândalos”. Eles entram em...

Artigo: Os “neovândalos” e a nossa história

Vândalos são como hienas, atacam sempre em bandos. Era difícil combater vândalos antigos, e atualmente, mais difícil ainda combater os “neo-vândalos”. Eles entram em...

Principal operador financeiro de Maduro, Alex Saab, é detido em Cabo Verde

Alex Nain Saab Moran, um empresário colombiano apontado pelas autoridades americanas de ser o principal operador financeiro do regime socialista de Nicolas Maduro na...

Fundação Bill & Melinda Gates financia ONG que comercializa pílula do aborto em todo o mundo

A Fundação Bill e Melinda Gates, um conhecido financiador de organizações pró-aborto, também está financiando uma organização internacional de “planejamento familiar” que distribui a...

Audiência de TV cristã aumenta em quarentena no Oriente Médio

A internet tem sido uma ferramenta essencial para propagação da mensagem de Cristo durante a quarentena. A emissora cristã SAT-7 recebeu sete vezes mais...

Casa de líder cristão pode ser demolida na Rússia por abrigar cultos domésticos

Por Portas Abertas Este mês, a Rússia celebra o final da União Soviética e a promulgação da Declaração de Soberania Estatal no país. O...

O que há em comum entre os protestos, a censura e a perseguição à direita?

Por Renato Giraldi O que há em comum entre os protestos, a censura e a perseguição à direita? Eventualmente, faz-se necessária uma visita aos...

Shoppings no Rio são multados e têm lojas fechadas pela prefeitura por conta de aglomerações

Em ação realizada nesta quinta-feira (11), primeiro dia de funcionamento dos shoppings no Rio, fiscais da prefeitura multaram o Norte Shopping, na Zona Norte...

Talvez te Interesse!

União Europeia nomeia oficialmente a China como fonte de desinformação sobre o coronavírus pela primeira vez

A Comissão Europeia nomeou oficialmente a China como fonte de desinformação sobre a pandemia de coronavírus. Em um comunicado de imprensa publicado em 10...

Irmã de Kim Jong-un ameaça Coreia do Sul com ação militar

A irmã do ditador norte-coreano Kim Jong Un emitiu uma ameaça militar contra a Coreia do Sul, prometendo retaliação não especificada sobre ativistas sul-coreanos...

Artigo: Os “neovândalos” e a nossa história

Vândalos são como hienas, atacam sempre em bandos. Era difícil combater vândalos antigos, e atualmente, mais difícil ainda combater os “neo-vândalos”. Eles entram em...

Artigo: Os “neovândalos” e a nossa história

Vândalos são como hienas, atacam sempre em bandos. Era difícil combater vândalos antigos, e atualmente, mais difícil ainda combater os “neo-vândalos”. Eles entram em...

Principal operador financeiro de Maduro, Alex Saab, é detido em Cabo Verde

Alex Nain Saab Moran, um empresário colombiano apontado pelas autoridades americanas de ser o principal operador financeiro do regime socialista de Nicolas Maduro na...