Têm direito ao abono salarial trabalhadores que exerceram atividade com carteira assinada por ao menos 30 dias no ano passado, recebendo, em média, até dois salários mínimos.

Começa nesta quinta-feira, 25, o pagamento do PIS/Pasep ano-base 2018. Têm direito ao abono salarial trabalhadores que exerceram atividade com carteira assinada por ao menos 30 dias no ano passado, recebendo, em média, até dois salários mínimos.

Além disso, é necessário estar inscrito no sistema há pelos menos cinco anos e ter os dados atualizados pelo empregador. Os pagamentos variam de 84 reais a 998 reais.

Recebem o abono a partir desta quinta os trabalhadores da iniciativa privada, vinculados ao PIS, que fazem aniversário no mês de julho. Isso porque o calendário é disposto conforme o ano de nascimento.

Assim, quem nasceu entre julho e dezembro recebe o abono ainda este ano. Já os aniversariantes de janeiro a junho terão o recurso disponível para saque apenas em 2020 (confira no final desta reportagem o calendário de pagamentos).

No caso dos servidores públicos, vinculados ao Pasep, o calendário é baseado no dígito final do número de inscrição no sistema. Começam a receber hoje os trabalhadores cujo o último dígito é o zero.

O recurso também será liberado neste ano para os trabalhadores cuja inscrição termina nos algoritmos um, dois, três ou quatro.

Para o resto dos beneficiados, o abono será disponibilizado apenas em 2020.

Fonte: Agência Brasil