Pesquisador de universidade francesa consulta acervo da Casa dos Braga em Cachoeiro – Aqui Notícias

pesquisador Por Redação – 22 de agosto de 2019 26 A Secretaria de Cultura e Turismo de Cachoeiro de Itapemirim (Semcult) disponibilizou o acervo documental da Casa dos Braga, durante esta semana, para o jornalista Ailton Sobrinho, que realiza no espaço, desde terça-feira (20), parte de sua pesquisa de doutorado em Estudos lusófonos pela Universidade Clermont Auvergne, da França.

Ver mais

<a href="https://www.aquinoticias.com/entretenimento/cultura/" class="td-post-category">Cultura</a> 10 de agosto de 2019 às 12h59  <h3><a href="https://www.aquinoticias.com/2019/08/quatro-dias-de-atividades-para-celebrar-newton-braga-em-cachoeiro/" rel="bookmark" title="Quatro dias de atividades para celebrar Newton Braga em Cachoeiro">Quatro dias de atividades para celebrar Newton Braga em Cachoeiro</a></h3> A terceira edição do LiteraNewton começa nesta segunda-feira (12), em Cachoeiro de Itapemirim. Promovido...        <a href="https://www.aquinoticias.com/entretenimento/cultura/" class="td-post-category">Cultura</a> 12 de julho de 2019 às 10h34  <h3><a href="https://www.aquinoticias.com/2019/07/1a-bienal-do-livro-iuna-sedia-o-maior-evento-literario-da-regiao-do-caparao/" rel="bookmark" title="1ª Bienal do Livro: Iúna sedia o maior evento literário da região do Caparaó">1ª Bienal do Livro: Iúna sedia o maior evento literário da região do Caparaó</a></h3> Começou ontem a 1ª Bienal do Livro, maior evento literário da região do Caparaó....        <a href="https://www.aquinoticias.com/entretenimento/cultura/" class="td-post-category">Cultura</a> 19 de junho de 2019 às 14h42  <h3><a href="https://www.aquinoticias.com/2019/06/secult-lanca-editais-direcionados-ao-audiovisual-com-r-119-milhoes-em-recursos/" rel="bookmark" title="Secult lança editais direcionados ao audiovisual com R$ 11,9 milhões em recursos">Secult lança editais direcionados ao audiovisual com R$ 11,9 milhões em recursos</a></h3> Para promover a difusão e a produção do audiovisual capixaba, a Secretaria de Estado...     <p>Intitulado “Da crônica jornalística à reportagem de guerra: ficção e não-ficção no jornalismo literário de Rubem Braga e Joel Silveira”, o trabalho do doutorando consiste em identificar e analisar o processo de ficcionalização da escrita jornalística quando da adoção de técnicas literárias em sua redação, a partir das produções de ambos os autores, que atuaram na Itália como correspondentes durante a Segunda Guerra Mundial.

“Trata-se, também, de um trabalho que visa mostrar a importância do gênero crônica, por vezes relegado pela crítica literária a um status de gênero menor, e dar visibilidade à atuação de cronistas, como o velho Braga, na formação do jornalismo literário brasileiro”, esclarece Sobrinho, que concluirá a consulta ao material do centro cultural nesta sexta (23).

Continua depois da publicidade

O pesquisador já publicou um artigo que aborda especificamente a escrita de Rubem. Além deste, produziu outros que versam sobre a influência do modelo jornalístico francês na imprensa brasileira oitocentista e sobre a relação de alteridade entre jornalista e personagem no contexto do jornalismo literário. Em novembro, ele participará de evento, em Bogotá, na Colômbia, para falar a respeito da atuação do cronista cachoeirense como jornalista em imersão na Guerra.

“É realmente imprescindível que a cidade mantenha centros culturais e museus da qualidade e relevância da Casa dos Braga. Poder oferecer algo assim aos turistas, aos intelectuais, aos artistas e à população nos orgulha e incentiva para resguardar, cuidar, lutar pelos espaços preciosos do patrimônio histórico-cultural que nossa cidade tem. Nossos centros culturais estão de braços abertos e prontos pra receber a todos”, reforça a secretária municipal de Cultura e Turismo, Fernanda Martins.

Qualquer pessoa pode consultar o acervo da Casa dos Braga, que conta com um espaço reservado para essa atividade e funciona das 9h às 18h, de segunda a sábado, e das 9h às 15h, aos sábados. Não é necessário agendar a visita. Mais informações pelo telefone (28) 3155-5258.

Publicidade