O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Itapemirim (SAAE) regulamentou o dispositivo de Lei Municipal 3.156 de 22 de agosto de 2019 que enquadra famílias de baixa renda na tarifa social.

As famílias de baixa renda que consomem até 10 m³ (m³= metros cúbicos o que por sua vez equivale a 10 mil litros d’água) de água poderão solicitar ao SAAE que suas contas sejam reduzidas.

O diretor do SAAE Clodoaldo Ferreira Leal disse que cerca de 60% das famílias consomem até 10m³, portanto se enquadrando a Portaria que concede a tarifa reduzida.
O diretor do SAAE Clodoaldo Ferreira Leal disse que cerca de 60% das famílias consomem até 10m³, portanto se enquadrando a Portaria que concede a tarifa reduzida.

“As famílias que possuem baixa renda devem se dirigir ao SAAE, munidos de seus documentos e uma contá de água, para fazer a solicitação em nosso protocolo. A readequação de nossa forma de cobrança, visa possibilitar que a empresa tenha condições fazer os devidos investimentos em infraestrutura, o SAAE hoje não tem como fazer executar nenhum projeto, pois não possui recursos. Basicamente trabalhamos para compra de insumos usados no tratamento de água e esgoto e pagamento de pessoal”. Disse Clodoaldo.

O diretor disse ainda que a grande maioria da população não será afetada pelo novo modelo tarifário e pede ainda que os grandes consumidores economizem, pois a água é um recurso escasso e a cada ano a empresa tem gastado mais para captar água no rio Itapemirim.

Veja alguns requisitos para se enquadrar na tarifa social do SAAE

  • Água ser residencial e individual.
  • Renda per capita familiar ser igual ou menor que meio salário mínimo.
  • Titular e dependentes serem cadastrados no Cadastro Único para Programas Sociais.
  • A área construída deve ter no máximo 70m² (setenta metros quadrados).
  • Consumo mensal de água não pode exceder 20m³.
  • Cliente deverá apresentar recibo, escritura ou contrato de aluguel da residência.

Clique aqui e imprima o Formulário para solicitar a tarifa social do SAAE Itapemirim.

Para maiores informações os interessados devem se dirigir a sede do SAAE que fica na Rua Crisanto Araújo, 140 – Centro de Itapemirim ou ligar para Tel: (28) 3529-6308.