onde-ficar-na-largada

Dez mil corredores estarão alinhados na largada da Dez Milhas Garoto, na manhã do próximo domingo (18), na orla da praia de Camburi, em Vitória. É a maior corrida de rua do Espírito Santo e, para evitar transtornos durante a grande aglomeração de pessoas, a organização do evento adota a “largada por ritmos”, uma estratégia utilizada nas maiores provas realizadas nacionalmente e internacionalmente.

Como funciona? Bom, ao se inscrever na Dez Milhas Garoto, você precisou informar qual o tempo estimado em que pretende concluir os 16km de prova. E é com base no seu ritmo, que você vai escolher o seu lugar na concentração para a largada.

Não lembra qual tempo você marcou? Sem problemas! Ao pegar o seu Kit do Corredor, olhe a cor do seu número de peito. Ao chegar à Praia de Camburi, fique atento à sinalização dos setores vermelho, roxo, verde e branco.

Em cada um desses setores, haverá a presença de “pacers”, que são atletas selecionados pela organização para marcar o ritmo. Geralmente, eles utilizam balões, roupas ou placas informando o tempo que levam para percorrer 1km.

Sendo assim, o mapa da largada ficará identificado da seguinte maneira: atrás dos atletas da elite, no setor vermelho, estarão posicionados os corredores que pretendem concluir o percurso de 16km abaixo de 1h20, ou seja, com um pace de 5min/km. Logo depois, no setor roxo, ficarão aqueles que informaram que levarão entre 1h21 e 1h36 para terminar a prova, fazendo uma média de 6min/km. Já no setor verde, largarão aqueles que levam até 7 minutos para percorrer 1km e, por isso, devem finalizar as dez milhas com o tempo entre 1h37 e 1h52. Por fim, no setor branco, estarão os corredores amadores, mais lentos, que vão se divertir e apreciar o lindo percurso com calma e sem pressa, numa velocidade acima de 7min/km, para chegar na Fábrica da Chocolates Garoto depois de 1h53 de prova.

Veja o mapa de largada e verifique a cor do seu número de peito para saber qual acesso você deve usar.

mapa-arena-largada

Fonte: Folha Vitória