Por Fabiano Peixoto
O Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES) notificou o Partido Socialista Brasileiro (PSB), representado por André Peçanha Lopes, e outros envolvidos em uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) referente às eleições de 2024 em Itapemirim. A denúncia, registrada sob o número 6600539-77.2024.6.08.0022, foi apresentada por Ricardo da Silva Rocha, conhecido como “Ricardinho Rocha,” do Partido Democrático Trabalhista (PDT), que obteve 619 votos, ficando em 16º lugar entre os mais votados.
Entre os notificados, destaca-se Vandilson Tomás de Araújo, o “Brother,” eleito com 879 votos como o 5º vereador mais votado pelo PSB. Também foi notificada Maria da Penha Guilherme Salvador, conhecida como “Penha do Garrafão,” que obteve apenas 9 votos e não foi eleita. A candidatura de Penha é apontada como “candidatura laranja.” Além disso, há indícios de que o PSB não teria cumprido a cota mínima de gênero exigida por lei, o que, se comprovado, configuraria tentativa de manipulação eleitoral e poderia resultar na perda da vaga de “Brother” para “Ricardinho Rocha.”
Os investigados têm o prazo de cinco dias, após a notificação, para apresentar defesa, incluindo documentos e lista de testemunhas.