Por Fabiano Peixoto
O diretor-geral do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Itapemirim, Fábio Leal Henrique, esclareceu em vídeo as ações emergenciais adotadas para solucionar a crise de abastecimento de água nos municípios de Itapemirim e Marataízes, no Sul do Espírito Santo. O problema foi causado pelo avanço da maré no leito do Rio Itapemirim, que comprometeu a captação de água.
“Estamos enfrentando a influência da maré, o que causa salinização no ponto de captação do rio. Já iniciamos a operação de uma captação improvisada, localizada cerca de três quilômetros acima da atual, fora da área afetada”, explicou Fábio. A nova instalação deverá entrar em funcionamento na noite desta terça-feira (17), permitindo a normalização gradual do abastecimento.
Além da medida emergencial, Fábio ressaltou que está em andamento a construção de uma nova captação definitiva, situada seis quilômetros acima da atual. “Essa obra é uma parceria com as prefeituras de Itapemirim e Marataízes, e a previsão de entrega é para o próximo ano, 2025”, afirmou.
O diretor do SAAE também fez um apelo à população para economizar água entre os dias 15 e 22 de setembro, período em que o avanço da maré será mais intenso, e garantiu que as repartições públicas estão sendo atendidas por caminhões-pipa. Novas atualizações serão divulgadas pelas redes sociais do SAAE.